terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Conheça a Chia!

Oi Gente! Hoje quero falar para vocês sobre os benefícios da Chia. 

São sementes encontradas em países como o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia.
Durante muitos séculos, as sementes de chia foram um componente importante da alimentação dos astecas e maias. 
No México, costuma-se dizer que uma colher de sementes de chia é o suficiente para sustentar uma pessoa durante um dia. O valor desta sementes é tanto que chegaram a ser usadas pelos astecas como moeda de troca.

As sementes de chia são ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio e magnésio. São ainda uma boa fonte de proteínas (cerca de 16g/100g), apresentando todos os aminoácidos essenciais, e fibras solúveis e insolúveis.
A chia é considerada uma das melhores fontes de ácidos gordos ómega 3 e 6, que são  muito importantes sobretudo para crianças, grávidas, estudantes ou para quem tenha uma atividade essencialmente intelectual.

O fato da chia ser uma fonte riquíssima de ómega 3, a torna um alimento protetor do coração e do cérebro. A ingestão de alimentos ricos em ómega 3 é muito importante para, por exemplo, prevenir problemas cardiovasculares, estados depressivos e diminuir os triglicerídeos no sangue.O consumo regular destas sementes é ainda útil para controlar a pressão arterial elevada e a diabetes.

As sementes de chia pertencem, tal como as de linhaça, às sementes mucilaginosas, isto é, formam um gel incolor na superfície quando entram em contato com a água. Estas mucilagens são muito benéficas para o bom funcionamento dos intestinos.

Em casos de azia, consumir colher de chá de sementes de chia dissolvidas durante alguns minutos num pouco de água, ajuda a absorver o excesso de ácido.Devido à sua riqueza nutricional e ao fato de saciarem facilmente são muito úteis para atletas, para quem quer emagrecer ou para quem procura energia extra. E como são isentas de glúten, são uma excelente opção também para celíacos.


Análise nutricional resumida (por 100g):
Energia: 2471 KJ / 595 Kcal
Proteínas: 16g
Hidratos de carbono: 44g
Lípidos: 31g
Como consumir:

Para consumir as sementes basta misturá-las, inteiras ou moídas, em iogurtes, saladas, batidos, sopa, pratos de massa. É muito importante destacar que as semente não tem gosto nenhum e a textura se assemelha a sementes de tomate, assim é possível misturar com o que você quiser!


Moídas elas podem substituir uma quantidade da farinha em receitas de pão, biscoitos ou bolos.

Pode ainda misturar uma colher de sopa de sementes a 250 ml de água (aumentam várias vezes o seu volume), deixar repousar uns minutos e beber, misturado com suco de limão ou com batidos de frutas.

Pode também usar as sementes dissolvidas em água em algumas receitas como substituto do ovo.

As sementes de chia, ao contrário das de linhaça, não precisam ser cozidas ou moídas para se usufruir dos seus nutrientes, pois são facilmente digeridas.

Se você se interessou o melhor lugar para comprar são lojas de produtos naturais, mas também podemos achar na internet. Em média estão cobrando 19,90 por 250g. O bom é que ela rende bastante. É isso ai! Saúde em primeiro lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário