terça-feira, 24 de maio de 2011

Beneficios da Argila

Oi gente! Hoje eu quero falar com vocês sobre a argila e seus benefícios. A argila tem minerais que causam reações químicas com a água e os sais nela dissolvidos. Devido a sua capacidade de absorção a argila tem efeitos benéficos em edemas e inflamações, retendo bactérias, toxinas e impurezas e substituindo-as por minerais.
Tipos de argila
As diferenças entre os tipos de argila dependem da sua composição em minerais, o que lhes confere diferentes cores, propriedades e aplicações.
Argila verde
 
É composta por, óxido de ferro associado a magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdénio. Pode ser tomada oralmente ou usada topicamente para um grande número de problemas. É um desintoxicante poderoso com uma enorme capacidade de absorção.  A argila verde é absorvente, antiedematosa, desintoxicante, remineralizante, revitalizante, regenerativa, anti-séptica, bactericida, cicatrizante e exfoliante. Elimina toxinas e impurezas e favorece a renovação celular. É recomendada para peles normais e oleosas por ser muito eficaz em absorver o excesso de gordura. Pode igualmente ser utilizada em máscara capilar para regular a tendência oleosa. Possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias úteis no alívio de dores articulares e musculares, descongestionando as zonas afetadas. Melhora ainda a circulação sanguínea periférica.
Argila branca

 
É composta por caulinite, rica em silício e alumínio e é a mais suave de todas as argilas. O silício é um componente dos aminoácidos das proteínas da pele e dos cabelos. A elevada percentagem de alumínio presente na sua composição justifica as suas propriedades cicatrizantes. Utiliza-se em máscaras de beleza e em cataplasmas pelos seus benefícios sobre a pele e sobre o organismo. Graças ao seu pH neutro, é particularmente bem adaptada ao cuidado da pele seca e delicada. Como não é alergizante, é adequada à pele sensível dos bebés e pode ser usada como talco. Tem propriedades antisépticas, muito úteis para as peles irritadas. Pode ser ainda aplicada como máscara capilar para cabelos fragilizados. Elimina as toxinas e as impurezas, revitalizando e promovendo a renovação celular.
Argila amarela

Rica em silício, alumínio, ferro e potássio, é estimulante e tonificante. Reduz inflamações e aumenta a elasticidade da pele, sendo adequada para peles secas e frágeis. Ativa a circulação e combate o envelhecimento cutâneo.
Argila rosa
Rica em ferro é recomendada para peles muito sensíveis sendo principalmente usada em máscaras de beleza facial, corporal e capilar. É absorvente, estimulante, anti-séptica e favorece a circulação. Revitaliza a pele, devolvendo-lhe uma luminosidade natural. Auxilia ainda na drenagem de gordura localizada, reduzindo a celulite e a flacidez.
COMO A ARGILA AGE?






Nas aplicações externas, a argila realiza uma intensa drenagem, atraindo para si as substâncias prejudicais ao organismo através das suas propriedades absorventes, plásticas e térmicas. As compressas de argila verde têm propriedades cicatrizantes, remineralizantes, absorventes, purificantes e regeneradoras. Aliviam as dores musculares e articulares, queimaduras e irritações da pele. São ainda úteis no combate à celulite. 
EM BANHOS…
O banho de argila melhora as perturbações devidas a má circulação periférica e permite o relaxamento em caso de insônia ou durante períodos de fadiga muscular.
Como prepara o banho:
Junte à água do banho de uma a duas colheres de café de argila dissolvidas num copo de água.
EM MÁSCARAS DE BELEZA…
As argilas têm grande aplicação em máscaras de beleza devido a suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, anticépticas e remineralizantes, purificantes e tonificantes, suavizantes e nutritivas, absorventes e regenerativas, reequilibrantes e oxigenantes, descongestionantes e revitalizantes. As máscaras faciais de argila revitalizam e purificam a pele, através da micro-exfoliação, do estímulo da circulação sanguínea local e da eliminação de toxinas existentes nas estruturas da pele. A máscara de argila verde é purificante, remineralizante e anti-séptica e é o cuidado ideal para as peles mistas, oleosas e acneicas porque absorve o excesso de sebo e limpa em profundidade. A argila branca reequilibra as secreções seborreicas. A argila rosa confere luminosidade a pele e causa relaxamento.
Como preparar a Máscara?
Em qualquer dos casos, aplicar uma pasta de argila em camada espessa sobre a face evitando o contorno dos olhos e dos lábios e deixar repousar sem deixar secar. Enxaguar com água morna e aplicar no fim um creme hidratante.
ALGUNS CUIDADOS
Prepare a argila num recipiente de barro ou madeira, evitando o uso de objetos de metal, para não alterar a sua estrutura física.
Nunca se deve aplicar a mesma porção de argila mais de uma vez.
Não se deve interromper bruscamente os tratamentos iniciados.
É normal, no início dos tratamentos, parecer ocorrer um agravamento dos sintomas. Essa reação e devido a libertação das toxinas do organismo.

É isso gente, agora é só ir a uma loja de produtos naturais e procurar a argila que combine com seu tipo de pele, siga as instruções e aproveite os resultados!
Eu usei a verde, minha pele é muito oleosa. No começo senti pinicar um pouco, mas é normal. Minha pele ficou bem limpa e macia. Gostei bastante do resultado! Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário